Qual é o objetivo do branding?
O objetivo do branding é fixar a marca na mente do consumidor, assim, quando ele pensar sobre o produto ou serviço ele poderá se lembrar da sua empresa.
Então, talvez você já tenha visto anúncios de grandes marcas nas ruas como Coca-Cola, Nike, McDonalds, Burger King, entre outras.
Se você já viu algum desses anúncios, você já experimentou o marketing de “branding”.
A maioria das pequenas empresas optam por esse tipo de marketing acreditando que os resultados chegam da noite pro dia, da mesma maneira como chegam para as grandes que já conquistaram seu espaço no mercado.
Branding funciona?
Não há dúvidas que esse tipo de marketing mais tradicional funcione, mas, para executar uma ação dessas, a empresa dispende muito tempo e dinheiro, sem contar que o retorno financeiro na maioria das vezes é demorado ou, pior ainda, nem existe.
Fazer branding exige que as empresas invistam em vários tipos de mídia ao mesmo tempo e com frequência, por um longo período de tempo.
Os custos e o período de tempo para as grandes empresas não são um problema, pois elas já têm reservas financeiras que serão destinadas à publicidade.
Porém, quando falamos de pequenas empresas, o resultado não é alcançado, já que as campanhas são vinculadas por pouco tempo. Afinal, as verbas tendem a ser bem menores.
Por isso, elas estão longe de conquistar a consciência do seu público, que está a todo tempo sendo bombardeado por anúncios. Normalmente das grandes marcas.
Mas, isso não significa que as empresas pequenas não sejam boas em fazer branding, ou anúncios de mídia de massa. A grande barreira é não ter orçamento suficiente para veicular seus anúncios constantemente para torná-los eficazes.
Outro problema, seja para a grande ou pequena empresa, é conseguir mensurar os resultados desse tipo de ação.
Por exemplo, se uma empresa que vende relógios investisse R$ 15.000,00 e veiculasse seus anúncios em outdoors, por um período de um mês, como ela iria mensurar isso? Quantas pessoas viram o anúncio? Quanto dessas pessoas que viram o anúncio compraram um relógio daquela marca?
É muito difícil! Esse é o grande problema do branding.
Já com o Marketing de Resposta Direta, isso é possível.
Marketing de resposta direta
O marketing de resposta direta é planejado pelas equipes de marketing justamente para receberem algum tipo de ação do cliente, por exemplo, por meio de campanhas realizadas no Google ou redes sociais o cliente deve se cadastrar numa lista de e-mail, clicar num botão para realizar uma ligação, enviar um Whatsapp, fazer uma compra no website, ou, ser direcionado para uma landing page.
Existem diversas maneiras de fazer o marketing de resposta direta e isso dá uma grande vantagem tanto para o pequeno, quanto para o grande empresário. Então, quais são as vantagens de se fazer estratégias de marketing de resposta direta?
O marketing de resposta direta é escalável
Isso quer dizer que quando alguém responde, você sabe qual anúncio e qual mídia utilizada trouxe tal resposta.
O que é totalmente diferente do anúncio de mídia de massa, ou branding, ninguém consegue saber qual anúncio levou você a comprar uma lata de Coca-Cola. Muitas vezes, nem mesmo você sabe.
O marketing de resposta direta é mensurável
Com o marketing de resposta direta você sabe quantos anúncios estão ativos e quantas vendas você conseguiu obter de cada um.
Além disso, você pode medir exatamente a eficiência de cada anúncio. Assim, você poderá ver o que está dando certo e errado para poder modificar ou retirar esses anúncios do ar.
Copywriting de vendas
O marketing de resposta direta tem o poder de ser mais persuasivo, para atrair a atenção de seus potenciais clientes. Ele utiliza títulos com um forte copy (texto) de vendas.
Copywriting
É uma técnica de comunicação usada para persuadir e influenciar pessoas. É a arte e a ciência de criar um conteúdo que leve as pessoas a agirem.
Pode ser direcionado ao seu público-alvo
Uma das maiores vantagens de se fazer marketing de resposta direta é que os profissionais de marketing podem direcionar seus anúncios para seu público-alvo corretamente, escolhendo desde localização, interesses, faixa etária etc.
Oferecer um produto ou serviço específico
Geralmente um anúncio faz uma oferta específica, com entrega de valor ao cliente. Contudo, nem sempre o objetivo é vender, mas fazer com que os possíveis clientes, a partir do anúncio, realizem uma ação, como pedir uma consultoria gratuita, por exemplo.
É importante focar nos interesses, desejos, medos, ansiedades e frustrações do potencial cliente, para que ele enxergue valor no anúncio e realize uma ação.
Exige uma ação do cliente
Imagine que você trabalha em uma empresa e está querendo vender um determinado produto ou serviço. Você é a pessoa responsável pelo marketing e os sócios da empresa resolveram fazer uma promoção, dando cinquenta por cento de desconto no preço deste produto ou serviço.
Sua responsabilidade agora é trazer o maior número de clientes possível, certo? Errado! Sua responsabilidade, como profissional de marketing, é trazer o maior número de Leads Qualificados. (Você não é responsável por fechamentos de novos negócios, isso é responsabilidade da área comercial).
Segundo (KOTLER, KARTAJAYA e SETIAWAN, 2017, p.153) “leads são contatos de possíveis pessoas interessadas em algum serviço ou produto da sua empresa”.
Em reunião, seu chefe decidiu que precisa do contato de todas as pessoas interessadas na promoção para que a área comercial entre em contato com cada Lead. A pergunta é, como conseguir o contato desses possíveis clientes?
Existem algumas maneiras, mas, você pode por exemplo, criar uma tabela de valores para que os interessados possam baixá-la por meio de um anúncio nas redes sociais, preenchendo um formulário de captura.
Portanto, com ele é possível que um cliente interessado responda seu formulário deixando um número de telefone, e-mail, nome e sobrenome. Quando um lead responde o formulário, a área responsável recebe os dados cadastrados para que ele possa ser contatado depois.
Acompanhamento de conversão
Alguns Leads (contatos) não estão prontos para realizarem uma compra. Deste modo, elas devem continuar recebendo suas mensagens mensalmente. Assim, a equipe de marketing pode avaliar quais estratégias estão funcionando.
O marketing de resposta direta é a melhor ferramenta para que pequenas empresas divulguem seus serviços e produtos aos seus clientes, pois sua estratégia é focada em conversão, ou seja, em retorno sobre investimento.
Enfim, com ela, é possível acompanhar a jornada de compra do Lead, desde o primeiro contato com a marca até a compra.
E além disso, com tempo a empresa acaba conquistando o espaço na mente do consumidor, ou seja, o marketing de resposta direta pode se tornar uma forma de construir o branding.