Tanto o CAC quanto o LTV são duas métricas muito importantes para a sua empresa. Afinal, elas fazem parte dos Key Performance Indicator (KPIs) — ou indicadores-chave de desempenho — que você deve mensurar de forma periódica.
Além disso, precisamos considerar que acompanhar o desenvolvimento e a performance do seu negócio (principalmente se você investe em mídia paga) é uma ótima ideia para aperfeiçoar e alcançar os objetivos de todas as campanhas digitais.
Então, por exemplo, se você anuncia no Google, Facebook ou Instagram, precisa acompanhar o CAC e o LTV. Isso garante uma visão mais aprofundada sobre o sucesso e o retorno dos investimentos.
Vem com a gente e aprenda tudo sobre esses dois indicadores.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O CAC é a sigla de Customer Acquisition Cost, traduzido como Custo de Aquisição de Clientes.
Assim, é um indicador perfeito para descobrir quanto a sua empresa precisou investir para conquistar um novo consumidor — ou para transformar um lead em cliente.
Então, para calcular, vamos considerar os investimentos em marketing e vendas e, também, o número de novos clientes.
Veja quais são os benefícios de mensurar o CAC:
- ajudar a tomar decisões mais estratégicas, baseadas em dados reais do seu negócio;
- garantir um bom faturamento;
- conferir quais canais e campanhas trazem mais clientes com menos custos;
- direcionar melhor os investimentos;
- ter mais assertividade nas campanhas digitais;
- conferir o que está fazendo sucesso e o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos das campanhas.
Como calcular o CAC?
Calcular o CAC é bem simples. Veja como fazer:
- determine o período a ser analisado;
- identifique todas as despesas com marketing e vendas no período;
- faça um levantamento dos novos clientes conquistados nesse mesmo período;
- aplique a fórmula do CAC para descobrir quanto custa um novo cliente para a sua empresa.
Fórmula do CAC
Para descobrir o CAC, aplique a seguinte fórmula:
- CAC = soma dos investimentos / quantidade de novos clientes
Por exemplo, vamos imaginar que você investiu R$ 5.000,00 em campanhas de remarketing no Google em um mês. Assim, nesse mesmo período, conquistou 100 novos clientes. Agora, vamos aplicar a fórmula:
- CAC = 5.000 / 100
- CAC = R$ 50,00.
Nesse caso, o custo de aquisição para um novo cliente no mês foi de R$ 50,00.
Então, podemos interpretar que quanto menor o CAC, melhor para a sua empresa.
Lifetime Value (LTV)
Lifetime Value significa “valor vitalício”, que podemos entender como “vida útil” do cliente. Então, ele representa quanto de dinheiro o consumidor investe na sua empresa durante o período que está comprando os seus produtos ou serviços.
De forma geral, podemos dizer que quanto maior o LTV, melhor para o sucesso da sua empresa.
Saiba quais são as vantagens de calcular o LTV para o seu negócio:
- ajuda a precificar melhor os produtos e serviços;
- contribui para melhorar os direcionamentos das campanhas de marketing e vendas;
- ajuda a determinar o mix de produtos;
- permite compreender melhor como é a experiência do cliente com a sua marca;
- justifica os investimentos em marketing;
- permite encontrar ideias para aumentar o tempo dos relacionamentos;
- mensurar a eficiência das vendas.
Como calcular o LTV?
Para calcular o LTV você deve:
- conferir qual é o ticket médio da sua empresa;
- analisar qual é a média de compras por cliente ao ano;
- avaliar qual é o tempo médio de retenção de clientes;
- aplicar a fórmula LTV.
Fórmula LTV
A fórmula LTV é:
- LTV = Ticket médio das vendas X número de compras do cliente ao longo do tempo
Por exemplo: vamos imaginar que você oferece um determinado produto com assinatura mensal para os seus clientes.
A mensalidade custa R$ 800,00 e os clientes costumam contratar esse serviço por 4 anos. Além disso, ao longo do ano, eles realizaram em torno de 12 transações.
Então, teremos:
- ticket médio das vendas: R$ 800,00;
- número de compras do cliente em um ano: 12;
- tempo de retenção: 4 anos.
A fórmula ficaria assim:
(800 x 12) x 4 = R$ 38.400,00
Dessa maneira, R$ 38.400,00 é o valor que os clientes gastaram com as soluções da sua empresa durante o seu tempo de relacionamento.
Então, qual é a relação do CAC com o LTV?
O CAC e o LTV se relacionam e ambos proporcionam excelentes análises para o seu negócio.
O CAC representa o custo por venda, portanto, ele se refere ao investimento em marketing (como os anúncios patrocinados) até que você, finalmente, conquiste um (ou vários) clientes.
Já LTV está relacionado ao lucro dado por um cliente após ele contratar os seus produtos ou serviços. Então, você avalia o retorno financeiro que aquele cliente está proporcionando aos negócios, durante todo o período em que estiver se relacionando com a sua empresa.
Por isso, é importante que o LTV de um cliente seja sempre maior do que o CAC. Assim, significa que ele “se paga” e, ainda, proporciona bons lucros para o seu negócio.
Então, não tenha dúvida: sempre que investir em mídia digital, lembre-se de mensurar o CAC, mas também o LTV. Assim, você terá uma análise muito mais completa sobre o sucesso e desempenho de todos os investimentos — conquistando um negócio saudável e sustentável.
Por fim, reforçamos a importância de acompanhar de forma periódica esses dois indicadores para analisar com mais clareza o payback — indicador financeiro que representa o tempo de retorno de um investimento.
Assim, é possível ter uma visão mais aprofundada se as campanhas estão (ou não) gerando os resultados esperados.
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