Brook Preloader
Ca’dore comida descomplicada, o que está por trás de tanto sucesso?

Ca’dore comida descomplicada, o que está por trás de tanto sucesso?

Talvez você já tenha frequentado ou ouvido falar sobre a Ca’dore Comida Descomplicada, um lugar agradável, organizado, com muitas opções de comidas e bebidas, localizado em Curitiba.

O lugar é um verdadeiro sucesso. Para quem não é de Curitiba, a Ca’dore é basicamente uma praça de alimentação a céu aberto, rodeada por restaurantes alocados em contêineres.

O local é simplesmente acolhedor e está sempre lotado. Mas a pergunta é:

Qual é o grande sucesso da Ca’dore?

Frequentando a Ca’dore desde sua inauguração, pude observar o comportamento das pessoas que frequentam o ambiente.

No inverno de 2017, porém, tudo me pareceu fazer mais sentido.

Chega até ser engraçado, mas pensa comigo, o local é aberto, a gente consegue olhar as estrelas, tem fonte de água, fogo, lindas palmeiras, música ao vivo e famílias reunidas. Esse comportamento não te parece familiar?

Olha que interessante, há mais de 40 mil anos atrás nossos ancestrais se reuniam da mesma maneira que a gente.

Talvez você não tenha consciência disso, mas carregamos resquícios de DNA dos nossos ancestrais até os dias de hoje, e, queira você ou não, isso ainda se perpetuará por alguns milhares de anos.

Entenda, o ser humano vive em função de duas coisas, sobrevivência e reprodução. Mas o que isso tem a ver com a Ca’dore? Tudo!

Em suma, pude perceber que a primeira coisa que um grupo de pessoas faz ao chegar no local é procurar um lugar para se acomodar, ou seja, partindo do princípio da ancestralidade, elas procuram conquistar um território.

Após essa conquista uma pessoa fica responsável por cuidar do espaço conquistado, enquanto as outras saem para coletar o alimento.

Você deve estar achando isso um absurdo, mas devemos entender que o ser humano age por instinto. Instinto esse, totalmente inconsciente e egoísta, que chega a negar uma cadeira para um desconhecido.

Isso, é sobrevivência. Não, não estou julgando. Somente estou citando um fator biológico que corriqueiramente se apresenta nesse ambiente.

A ancestralidade não acaba por aí, durante o inverno, por exemplo, o local é cercado por tochas de fogo para aquecer o ambiente.

Mas, o que isso representa para o ser humano? O fogo é um elemento que espanta os predadores, aquece o ambiente e é capaz de iluminar as noites escuras.

Além disso, o fogo tornou-se peça fundamental no que diz respeito ao aspecto social. Ele é capaz de unir tribos.

É por isso, que nos encantamos com luaus. Sempre em volta do fogo, próximo da natureza e com música ao vivo. Fator que nos remete aos momentos de rituais realizados por nossos antepassados.

Esses comportamentos fazem com que a nossa mente se acalme e se sinta mais segura diante do fogo e em volta da tribo reunida.

A água é outro fator simbólico importante a citar. Nossos antepassados se alocavam próximos aos rios, locais férteis e cheios de árvores frutíferas.

Agora você vai me achar louco, mas, os rios eram também os locais onde os animais (presas) iam matar a sede.

Era nesse momento de distração das presas que o homem aproveitava para realizar a caça, enquanto a mulher estava cuidando do território, da prole e coletando os frutos. Não te lembra uma situação que já citei aqui em cima?

Na Ca’dore o sistema é o mesmo. Assim que a família chega, a mulher fica responsável por cuidar do território (mesas) e da prole (filho), enquanto o homem sai a caça, para garantir a sobrevivência dele e da família.

É por isso que digo, a Ca’dore é o ambiente mais simbólico do que é a existência e convivência humana.

O comportamento pode até ser diferente, mas as razões pelas quais esses comportamentos ocorrem são os mesmos.

Comportamento de bando, sobrevivência, segurança, proteção e transcendência do gene.

São esses fatores que fazem a Ca’dore ser o sucesso que é, pois conscientemente ou inconscientemente ela foi projetada da maneira mais acolhedora para o ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre nós

Asssuntos

RECEBA NOVIDADES