Você já ouviu falar em Growth Marketing? Como o nome sugere, ele é focado no crescimento do seu negócio.
Então, o Growth Marketing é uma técnica que acelera o crescimento da sua empresa. Assim, elaborar estratégias de evolução e todas as ações são voltadas em atingir esses resultados.
Se você ainda não domina o assunto, não se preocupe! Venha conosco e aprenda tudo sobre ele. Vamos lá? Boa leitura!
O que é Growth Marketing?
Se você quer crescer e não tem medo de inovar, você precisa conhecer o Growth Marketing (ou Marketing Growth).
Afinal, essa é uma estratégia que vai fazer com que o seu negócio se desenvolva rapidamente por meio de ações modernas e focadas nos resultados que deseja.
Sabe aqueles métodos tradicionais de marketing que você já conhece?
No Growth Marketing eles são remodelados, tendo como foco o próprio cliente — suas expectativas, necessidades, desejos etc.
Aliás, mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os que já são antigos, você concorda?
Portanto, o Growth Marketing visa elaborar ações em ambos os objetivos para que você tenha novos consumidores chegando, entretanto, sem deixar de lado aqueles que já confiam no seu produto ou serviço há algum tempo.
Tudo isso, é claro, com o foco no crescimento da sua empresa.
Quais são as vantagens dessa metodologia?
Se você está investindo em diversas estratégias de marketing, porém, não está coletando os resultados almejados, o Growth Marketing é uma ótima opção.
Afinal, ele permite elaborar estratégias inovadoras, encontrando novos caminhos para promover o crescimento do seu negócio.
Em outras palavras, o Growth Marketing é uma forma para você investir menos nas estratégias de marketing e vendas e, ao mesmo tempo, ter mais resultados.
Veja quais são os principais benefícios de investir nessa estratégia:
- aumentar o tráfego do seu site;
- conhecer melhor o seu cliente;
- criar um excelente engajamento com o público;
- melhorar o ciclo de vendas;
- elaborar estratégias baseadas na experiência do usuário;
- aumentar o ticket médio;
- criar um planejamento estratégico muito mais assertivo.
6 dicas para aplicar o Growth Marketing na sua empresa
Gostou de conhecer as vantagens do Growth Marketing? Então, continue conosco e confira algumas dicas para implementá-lo na sua empresa.
1. Crie a persona e estabeleça o nicho de mercado da sua empresa
O primeiro passo para aplicar o Growth Marketing é identificar quem é o seu cliente ideal e mapear as suas personas. Então, você deve coletar dados dos consumidores, fazer alguns questionamentos e analisar todas as informações que foram reunidas.
Dessa forma, o próximo passo é estabelecer o nicho de mercado do seu negócio, ou seja, quais consumidores têm necessidades que ainda não foram atendidas por nenhuma outra empresa que está ativa.
2. Conheça os seus consumidores
Essa pode até parecer uma dica simples, mas não é! Por incrível que pareça, existem muitos empreendedores que ainda não conhecem os seus clientes.
Além de saber quem eles são, você precisa conhecê-los de verdade. Portanto, identifique as preferências de cada um, seus gostos pessoais, como e onde compram, enfim, tudo que estiver ao seu alcance.
Assim, com essas informações, você conseguirá atingir o foco do Growth Marketing: uma comunicação personalizada e direcionada para o seu nicho.
3. Escolha as melhores plataformas para utilizar
Lembre-se de explorar as melhores plataformas para conquistar o público. Atualmente, existem diversos meios de estabelecer boas conexões com o público (e vender mais), como:
- Google;
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube;
- entre outros.
Portanto, identifique em quais plataformas o seu cliente está presente de forma ativa e invista nelas para se comunicar de forma efetiva.
Afinal, a escolha dos canais corretos é fundamental para criar uma conexão emocional com os seus clientes e atingir os objetivos do marketing da sua empresa.
4. Gere conteúdo de qualidade
Ofereça ao seu cliente em potencial conteúdos de qualidade, seja por meio de blog, e-mail marketing ou redes sociais. Além disso, encontre uma forma para se destacar da concorrência.
Nesta etapa, novamente: é importante inserir o cliente no centro das estratégias. Pense: o que ele deseja? O que ele busca? Qual é a sua maior necessidade?
A partir das respostas para essas perguntas, gere conteúdo rico, original e interessante para atrair, converter e fidelizar o seu público.
5. Faça testes
Na hora de criar as campanhas, lembre-se de que é essencial realizar testes A/B para melhorar a performance das campanhas. Assim, é uma maneira para direcionar melhor o conteúdo para realmente atingir os seus objetivos.
6. Não esqueça de analisar os dados e aperfeiçoar os resultados
Esta etapa é fundamental para o Growth Marketing. Assim, você consegue entender o que está dando certo e o que precisa ser modificado.
Portanto, faça as análises de forma regular para entender o desempenho das campanhas. Além disso, invista sempre na melhoria constante.
Como mensurar as estratégias de Growth Marketing?
Um dos grandes diferenciais dessa metodologia é que ela possibilita realizar experimentos e testes.
Então, você tem uma hipótese e ela é testada. Isso permite identificar as melhorias em cada campanha e promover ajustes. Assim, você conquista boas oportunidades de crescimento.
Dessa maneira, para mensurar se as estratégias de Growth Marketing aplicadas na sua empresa estão realmente dando certo, você pode utilizar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Lifetime Value (LTV).
Afinal, são dois indicadores que mostram quanto a sua empresa está crescendo, quais são os erros que precisam ser corrigidos e tendências que você deve investir. Conheça mais sobre eles.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
O CAC basicamente é um cálculo realizado para saber quanto cada cliente custou para o seu negócio. Ao ter acesso a ele, você identifica se os esforços investidos estão valendo a pena para a saúde financeira da sua empresa.
Lifetime Value (LTV)
O LTV, por outro lado, é responsável por identificar quanto cada cliente gastou com a sua empresa enquanto manteve o relacionamento. Mas, por que esse indicador é importante?
Se você investe para atrair novos clientes diariamente, é muito importante que você saiba quanto cada um deles está dando de retorno para o seu negócio. Assim, se os números não forem bons, é hora de fazer mudanças.
Você gostou de aprender mais sobre o Growth Marketing? Se sim, aproveite e continue aprendendo sobre algumas métricas para mensurar suas estratégias.Leia também: CAC e LTV: qual é a importância de calcular para o seu negócio? Boa leitura!