O marketing digital para e-commerce é uma excelente estratégia para ver a sua empresa se destacar da concorrência e lucrar mais. Assim, é uma forma para conquistar os seus objetivos e garantir ótimos retornos financeiros.
Aliás, precisamos considerar que a concorrência das lojas virtuais está cada vez mais acirrada. Para você ter uma ideia, são mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil.
Além disso, segundo o Sebrae, o país lidera a terceira posição na liderança do ranking da América Latina que mais faz compras pela internet. Então, há ótimas oportunidades no mercado, concorda?
Portanto, se você tem uma loja virtual, precisa investir no marketing digital para vender mais, conquistar o coração do público e garantir ótimas oportunidades.
Não sabe como fazer isso?
Não se preocupe!
Venha com a Updo e conheça 5 estratégias imbatíveis para investir agora mesmo! Boa leitura!
1. Tenha um bom planejamento estratégico
O universo digital traz inúmeras possibilidades para as empresas. No entanto, não adianta você querer “atirar para todos os lados”.
Assim, é fundamental ter calma e elaborar um bom planejamento estratégico.
Para isso:
- faça um diagnóstico da presença digital da sua marca;
- analise a concorrência, identificando seus pontos fortes e fracos;
- conheça o seu cliente;
- defina seu público-alvo;
- determine quais são as suas metas e objetivos;
- analise qual será o investimento financeiro em marketing digital;
- elabore um plano de ação;
- mensure os resultados.
2. Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é o conjunto de visitas e leads gerados para o seu e-commerce de forma natural, espontânea — e sem a necessidade do investimento em patrocínios.
Então, normalmente, são pessoas que entram na sua loja virtual por meio de mecanismos de busca (como o Google).
Ou seja, estão procurando, de forma aleatória, por algum produto e encontram a sua loja nas primeiras posições — sem a tag de “anúncio”.
Dessa maneira, o tráfego orgânico é uma ótima alternativa para gerar autoridade no assunto e mostrar que o seu e-commerce tem os melhores produtos.
Para isso, você pode trabalhar tanto na descrição dos produtos quanto no próprio site e redes sociais e, também, criar um blog.
Aliás, precisamos destacar que o blog é uma das alternativas mais interessantes do marketing digital para e-commerce quando o assunto é tráfego orgânico.
Afinal, com ele, você pode criar uma série de conteúdos interessantes para atrair os visitantes e transformá-los em clientes.
Assim, também é uma ótima ideia para conduzir o cliente pela jornada de compra de forma natural e responder as principais dúvidas do seu consumidor.
3. Invista no tráfego pago
Sabemos que o tráfego orgânico é ótimo. No entanto, ele costuma demorar para começar a apresentar resultados satisfatórios. E sabemos que tempo é dinheiro!
Por isso, se você quer vender mais e de forma rápida, o investimento em tráfego pago se torna indispensável para a sua estratégia de marketing digital para e-commerce.
A notícia boa é que, atualmente, existem diversas estratégias (e para todos os bolsos). Então, não será difícil encontrar um plano que atenda às suas necessidades e que seja acessível para a sua empresa.
Conheça algumas alternativas que ajudam a melhorar a performance da suas estratégias digitais:
Além disso, as técnicas de remarketing são mais que essenciais para quem trabalha com e-commerce. Aprenda mais sobre elas:
4. Não deixe de mensurar os principais indicadores para e-commerce
Para saber se suas estratégias de marketing digital para e-commerce estão dando resultado (ou se é necessário aperfeiçoar algo no meio do caminho), conte com a ajuda de diversos Key Performance Indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho.
Afinal, eles ajudam a ter uma visão analítica sobre as suas campanhas, apontando o que está certo e o que precisa ser melhorado para que o público tenha uma experiência melhor.
Conheça quais são os principais indicadores que você deve mensurar.
Retorno sobre o Investimento (ROI)
ROI é um dos indicadores financeiros que o seu e-commerce deve acompanhar. Afinal, ele aponta a viabilidade dos investimentos de uma determinada ação. Assim, mostra qual foi a porcentagem de retorno (lucro) com relação aos custos iniciais.
Return on Advertising Spend (ROAS)
ROAS é o Retorno Sobre o Investimento em Publicidade. Assim, ele é parecido com o ROI, visto que analisa a viabilidade do investimento, porém, desta vez, voltado de forma específica para as campanhas de marketing digital.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Customer Acquisition Cost (CAC), mais conhecido como Custo de Aquisição de Clientes, é uma métrica que avalia quanto a sua loja virtual precisou investir para conquistar um novo cliente. Por isso, quanto menor o CAC, melhor para a sua empresa.
Lifetime Value (LTV)
Lifetime Value significa “valor vitalício”, que podemos interpretar como “vida útil” do consumidor. Ou seja, quanto (de dinheiro) o cliente investe na sua loja virtual durante o tempo que está comprando e se relacionando com a sua marca. Assim, nesse caso, quanto maior o LTV, melhor para o seu e-commerce.
>> Você também pode gostar de ler: CAC e LTV: qual é a importância de calcular para o seu negócio?
5. Contrate a Updo para fazer o marketing digital para e-commerce da empresa
Sabemos que, na correria, nem sempre temos tempo, habilidades ou, até mesmo, as ferramentas ideias para realizar um bom planejamento de marketing.
Por isso, se você quer alcançar resultados satisfatórios e vender muito, contratar uma agência especializada em marketing digital para e-commerce é uma ótima alternativa.
Nós, da Updo, somos uma agência que vai além: utilizamos a inteligência em vendas, juntamente com técnicas do neuromarketing e elaboramos um ótimo planejamento estratégico de marketing digital.
Assim, trabalhamos com uma série de soluções personalizadas para ajudar a sua loja virtual vender muito mais, alavancar o seu negócio e maximizar o valor da sua marca.
Gostou?Então, aproveite e fale com um consultor da Updo e solicite o seu orçamento de marketing digital para e-commerce agora mesmo!