Marketing educacional: é importante definir a persona?

Aprenda a definir a persona para ser mais assertivo nas campanhas de marketing educacional! Leia o post!
marketing para educacional

Atualmente, diversas ofertas aparecem diariamente no mundo da educação: a cada dia que passa surgem novas escolas, novas instituições de ensino, novos cursos e novas oportunidades de crescimento. Sendo assim, o marketing educacional surge para ajudar as empresas a apresentarem seus serviços e a conquistarem novos alunos.

Se você trabalha em uma instituição que promove o conhecimento, saiba que este post é para você! Aprenda mais sobre o marketingeducacional e sobre a importância da persona nesse cenário! Vamos lá?

Afinal, o que é marketing educacional?

marketing educacional é uma estratégia utilizada pelas empresas para se destacar da concorrência, conquistar novos alunos e fidelizar os estudantes ativos. Isso acontece porque o mercado está cada vez mais competitivo e, na área da educação, isso não é diferente.

A notícia boa é que existe uma infinidade de ferramentas (algumas de baixo custo) que ajudam a conquistar a notoriedade da sua marca. 

Além disso, o marketing educacional ajuda a identificar as reais necessidades do seu público-alvo, criando estratégias para compreender os problemas da sua persona e apresentar a solução ideal — que deve ser, ao final, matricular-se no seu curso ou na sua escola.

Como posso promovê-lo na minha instituição de ensino?

Para início de conversa, precisamos compreender que o comportamento do consumidor mudou e, consequentemente, o marketingtambém. Antigamente, bastava enviar uma mala-direta na casa do estudante para ter a certeza de que ele teria conhecimento e se interessaria pelo novo curso.

Atualmente, para conquistá-lo, é fundamental investir no marketing de conteúdo. Desta forma, você cria matérias relevantes para a sua persona (a qual explicaremos melhor abaixo) a fim de atraí-la, fazer com que ela considere sua proposta e tome a decisão correta. 

Isso significa que é necessário um trabalho estratégico para que o estudante passe por todas as etapas do funil de vendas. Quer ter alguns insights sobre como fazer isso? Citaremos algumas ferramentas para que você possa promover a sua instituição de ensino. Veja:

  • Invista em links patrocinados;
  • Envie e-mail marketingnewsletter, fluxo de automação e de nutrição;
  • Crie um canal no YouTube;
  • Faça webinars e cursos gratuitos para promover a sua marca;
  • Invista em um social media para alimentar as redes sociais da sua empresa;
  • Tenha um site atualizado, responsivo e com blog.

Nesse sentido, é fundamental você contar com o apoio de uma agência especializada. Ela cria um planejamento estratégico avaliando a realidade do seu negócio, o público-alvo, a persona e a concorrência.

O que é uma persona?

Agora que você aprendeu algumas regras gerais sobre o marketing educacional, precisamos conversar sobre o direcionamento do seu conteúdo. Para isso, precisamos compreender o que é uma persona: um personagem semi fictício que representa o aluno ideal:

— Mas, como assim? 

Calma! Nós vamos explicar!

As personas são construídas para o seu negócio para nortear as suas decisões de marketing digital. Sendo assim, é realizada uma pesquisa de mercado para compreender mais sobre a realidade e a rotina do seu público. A partir do estudo, são avaliados:

  • os desejos;
  • os problemas;
  • os hobbies;
  • como é a sua rotina;
  • quais são as suas principais dificuldades;
  • em quais redes sociais estão presentes;
  • de que maneira se dá a sua participação no mundo on-line;
  • quais são os assuntos que mais lhe interessam;
  • como é o seu perfil profissional e;
  • muito mais!

Depois disso, a persona (ou as personas) do seu negócio é criada. Ela é a principal responsável para que as suas campanhas digitais sejam mais assertivas — assim, você envia a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa.

Como criar uma persona para o meu negócio?

Criar uma persona para o seu negócio é muito simples! Basta investir em uma agência especializada que conduza a pesquisa de mercado focada na realidade do seu negócio. 

Dessa maneira, a agência avalia a sua instituição de ensino, realiza um briefing, faz um estudo de mercado e entrega as personas prontinhas para você iniciar as suas estratégias no mundo digital.

Qual é a importância de ter uma persona para promover o marketing educacional?

Pense bem: se você não sabe com quem falar, dificilmente terá sucesso nas suas estratégias, concorda?

Ao contrário, quando você compreende as dores da sua persona e investe no Inbound Marketing (estratégia voltada para atrair o interesse das pessoas, baseadas no marketing de conteúdo, SEO e redes sociais), você cria um cronograma focado em atender as suas necessidades. 

Dessa maneira, as chances de converter leads e prospects em alunos são muito mais altas. Sem contar que o retorno sobre o investimento (ROI) nas suas campanhas é muito mais lucrativo. 

Imagine a cena: Joana está trabalhando em uma empresa com a vida financeira estável. Inicialmente, não pensa em matricular-se em uma pós-graduação. Todavia, se a sua instituição de ensino criar um planejamento de marketing voltado para atrair, converter, fechar a venda e fidelizar o cliente, as chances de Joana se tornar uma aluna são maiores.

É muito importante que a sua empresa de educação profissional não erre na maneira de como fazer marketing. Afinal, isso não é um bicho de sete cabeças! Com as ferramentas e os profissionais ideais, a sua instituição de ensino pode se tornar muito reconhecida. Basta promover o marketing educacional no momento certo e para a persona certa.

marketing educacional é uma estratégia elaborada para atrair e encantar a persona do seu negócio. O objetivo final da estratégia, normalmente, é que ela se matricule na sua instituição de ensino. Para isso, contar com o apoio de uma agência especializada é fundamental para criar um plano de comunicação personalizado e focado em expandir a sua marca — assim, as chances de converter leadsem alunos são muito maiores!

Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre o marketing educacional e entendeu a importância de ter uma persona bem definida para que as estratégias sejam mais assertivas. 

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