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Não existe segunda chance para uma primeira impressão

Não existe segunda chance para uma primeira impressão

Muitos administradores de empresas se concentram no desenvolvimento de seus produtos e serviços, melhorando constantemente os processos internos e treinando seus funcionários para transmitir o máximo de qualidade ao mercado. Entretanto, não se atentam que focar apenas no produto ou no serviço é uma severa miopia.

As empresas tornaram-se muito mecânicas. Elas buscam o aperfeiçoamento dos seus serviços e produtos num esforço incansável de atingir “defeitos zero”, mas aperfeiçoar seus serviços e produtos para atingir “defeitos zero” não é o bastante. Os clientes querem mais das empresas. Um produto perfeito acaba não se tornando diferencial frente a percepção do cliente, sabe o por quê? Inconscientemente ele acredita que não existe perfeição e acredita ser capaz de encontrar o mesmo serviço ou produto por um melhor preço no seu concorrente.

Por isso, o que conta é a qualidade de relacionamento que sua empresa estabelece com o mercado. Os consumidores não compram serviços e produtos, eles compram relacionamento. As pessoas estão em busca de relacionamentos sinérgicos, simbólicos e duradouros.


As empresas devem compreender que a qualidade tem significado diferente conforme a cultura de cada País. Qualidade para os brasileiros significa: Funcionalidade. Para nós, o que importa é que o serviço ou o produto funcione. Já para os Japoneses, a palavra qualidade tem a simbologia de perfeição, atingir perfeição para eles é algo palpável, diferente do que ocorre em outras culturas, com exceção da França e da Alemanha.

Prove ao mercado que além de produtos e serviços que funcionam existe gestão de relacionamento dentro da sua empresa. Saber se relacionar é saber ser solícito, é saber atender com flexibilidade as necessidades do cliente, é entregar mais do foi contratado para fazer.

Treine sua equipe para descobrir quais são as forças conscientes e inconscientes que estimulam o consumidor a comprar de você. Treine sua equipe para se comunicar melhor e a criar laços duradouros com seus clientes.

Lembre-se, o ser humano é um ser carente que precisa de ajuda.

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